Brincadeira de Pular Elástico

Compartilhar
Da série "brincadeiras antigas", quem nunca pulou elástico?!





Se você não sabe o que é isso, então vamos explicar...

O material usado para essa brincadeira é um elástico daqueles de costura simples, com aproximadamente 3 metros de comprimento e um nó unindo as duas pontas. São necessárias 3 crianças para essa brincadeira.


Duas crianças, distantes dois metros uma da outra, colocam o elástico ao redor das pernas, formando um retângulo. A terceira criança deve pular dentro do retângulo e seguir fazendo movimentos, que geralmente são acompanhados por músicas, que mudam de região para região do Brasil.






A musiquinha mais conhecida é "Dentro, fora, dentro, pisa, fora, cruza", quando a criança canta "dentro", ela pula pra dentro do retângulo formado com o elástico. Quando canta "fora", pula pra fora. É importante fazer esses movimentos sem enroscar no elástico. Quando a criança canta "pisa", então ela pisa com um pé em cada lado do elástico e quando canta "cruza", ela cruza os dois lados do elástico e pula pra fora de novo. Então podemos dizer que ela "passou de fase" e o elástico que inicialmente estava no tornozelo, sobe agora para a altura dos joelhos. E assim segue, cantando as músicas e fazendo a sequência determinada, sempre subindo a altura do elástico, até que a criança erre. Quando a criança erra, ela troca com uma das outras crianças que está segurando o elástico e começam tudo de novo.Em alguns lugares, ao invés de cantar músicas, as crianças falam palavras divididas sílaba por sílaba, para cada sílaba, uma sequência no elástico. Existem várias variações. Como exemplo temos o "chocolate". Funciona assim: ao cantar cada uma das sílabas da palavra "chocolate", o participante faz um passo. No primeiro ("cho"), os dois pés vão para dentro das linhas. No segundo ("co"), cada um segue, em paralelo, para o lado de fora do elástico. No terceiro ("la"), os pés vão para dentro das linhas novamente. Para o quarto ("te"), os pés vão para fora. E então a brincadeira é finalizada com: "dentro, fora, dentro, pisa, fora e cruza".




Apesar de ser uma brincadeira que fica mais legal com pelo menos 3 crianças, também dá para brincar sozinho de pular elástico, substituindo as crianças que ficam segurando o elástico por cadeiras.





Se você quer saber mais sobre essa brincadeira, conhecer todas as musiquinhas que são cantadas em cada região do Brasil e todas as variações, recomendamos que você dê uma passadinha no Mapa do Brincar! =)

Achamos esse vídeo super legal de crianças pulando elástico em uma escola Argentina.

0 recordações:

Postar um comentário

Conte suas experiências e vamos recordar juntos!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...